Hotel Boutique The Palms

Introdução

Hotel Boutique The Palms

O Hotel Boutique The Palms, pertencente ao complexo hoteleiro Royal Palm Plaza Resort, localizado em Campinas, transformou todo seu sistema de comunicação e já possui sua telefonia 100% IP (Internet Protocol). Devido à necessidade de modernizar as instalações, facilitar o atendimento e suprir as exigências do público bussiness que freqüenta o local, o Hotel escolheu a NEC Brasil, provedora de soluções convergentes de redes de comunicação e tecnologia da informação, como fornecedora da solução de telefonia IP e integradora da rede convergente de banda larga.

De acordo com Rafael Lima, chefe de informática do Royal Palm Plaza, a plataforma atende as necessidades do sistema de ramais do hotel, proporciona redução de custos com telefonia e, ainda, customiza serviços, já que as funções podem ser adequadas à demanda de cada cliente. Isso aumenta a interação com o hóspede e facilita os serviços prestados pelo hotel. “Os terminais da NEC permitem saber se há contas abertas em todos os pontos de vendas do hotel, se há algum pedido ainda não entregue ou outras informações sobre o hóspede. Além disso, o sistema aumentou a comodidade do cliente por meio de serviços, como agenda e recados eletrônicos pelo telefone”, ressalta.

O projeto contou com a implemetação de 150 aparelhos da série DT 700 da NEC, cujas telas são de três a nove polegadas e sensíveis ao toque. As funções são diversas e incluem serviços extras de informações como, vagas do hotel, cotação do dólar e previsão do tempo para os empresários, entre outras. Já nos terminais localizados nos apartamentos, o sistema é mais simples e voltado para facilitar as operações do usuário. Em vez de lidar com os botões de várias funções, ele solicita a pesquisa ou serviço ao atendente.

Segundo o gerente de tecnologia do Grupo, Alessandro Ortolani, as possibilidades são tantas que nem todas as opções já estão sendo utilizadas. “Como ainda estamos no início da operação, a prioridade foi ativar as funções básicas, mas nosso objetivo é explorar cada vez mais a tecnologia. Já acionamos um sistema no telefone da recepção que permite a identificação da linguagem e o nome dos ocupantes do apartamento, por exemplo. Assim, a recepcionista tem como se dirigir ao cliente sabendo em que língua deve falar”, conta.

“A NEC se sente muito orgulhosa em contribuir, também no Brasil, para o desenvolvimento da área de comunicação no segmento hoteleiro, um dos que mais cresce e se desenvolve no país”, afirma Luiz Villela, diretor de enterprise da NEC Brasil. “As empresas estão investindo cada vez mais em integração de soluções de tecnologia, pois nos dias de hoje é necessário possuir uma infraestrutura completa de comunicação para garantir a continuidade das operações do mercado. Acreditamos na evolução dos sistemas unificados, o que deverá potencializar a disseminação da comunicação, com baixos custos e alta velocidade”, analisa.